sábado, 2 de janeiro de 2016

A amizade na literatura infantojuvenil


  Um amigo é o bem mais precioso que temos. Os amigos nos valorizam e fazem brotar em nós o que temos de melhor. A literatura valoriza muito a amizade, dois clássicos da literatura infantojuvenil dialogam sobre a amizade: - O meu pé de laranja lima e a A teia de Charlotte.

  O meu pé de laranja lima escrito por José Mauro de Vasconcelos traduzido para mais de 10 idiomas, foi adaptado para a televisão como novela várias vezes e foi base para dois filmes. O livro narra a história de Zezé um garoto extremamente inteligente e pobre que usa a imaginação para superar as dificuldades, quando há pouquíssimos amigos, ele imagina uma árvore pequenina, o pé de laranja lima, como seu amigo, a ternura é tanta que o pé de laranja lima acaba possuindo vários nomes.

  A história da amizade passa a ter um enfoque ainda mais humano quando entra o Portuga, um senhor que pela idade poderia ser avô de Zezé, mas faz aflorar nele o seu melhor.

   A teia de Charlotte escrito por E. B. White é um dos livros mais vendidos de todos os tempos. O livro foi base para o desenho A menina e o porquinho e mais recentemente para um filme cuja história emociona até os adultos mais sisudos.

   E. B. White conta a história de Wilbur um porquinho anão que escapa da morte pela ajuda de uma menina que cuida dele até que ele é levado para o sítio do tio. Wilbur se sente sozinho mesmo com outros animais até que faz amizade com a aranha Charlotte que se torna sua melhor amiga e lhe salva a vida com sua engenhosa habilidade.

   Ao lermos as duas histórias nos maravilhamos no quão poderosa é a amizade, no quanto somos ricos quando possuímos apenas um amigo verdadeiro, ao mesmo tempo que nos maravilhamos com o poder da imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário